Maio Amarelo: O que é e como surgiu?

Uma iniciativa da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é um movimento que nasceu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o elevado índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O que é?

A campanha mundial do Maio Amarelo nasceu com um grande propósito: chamar a atenção das pessoas para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é mobilizar toda a sociedade para discutir o tema e engajar em ações para evitar ao máximo os acidentes de trânsito.

Como surgiu?

Em março de 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução na qual definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi baseado em estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde), que contabilizou, só em 2009, aproximadamente 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países e outras 50 milhões de pessoas que sobreviveram, porém com sequelas. O objetivo da ONU com essa campanha era poupar 5 milhões de vidas até 2020.

A escolha do mês ocorreu pela ONU ao definir o início da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” no dia 11 de maio de 2011. Já a cor amarela foi escolhida por simbolizar as sinalizações e alertas de trânsito.

No Brasil, o movimento teve início em 2014 em uma ação conjunta do Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil, e tem como tema principal “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Como prevenir os acidentes?

Motoristas:

  • Respeitar os limites de velocidades das vias;
  • Manter distância segura do veículo à frente;
  • Redobrar a atenção nos cruzamentos, mesmo que tenha preferência e que o sinal esteja aberto;
  • Sempre sinalizar com a seta quando for mudar de pista ou entrar em alguma rua;
  • Ao sair ou entrar em garagens, observar se não há pedestres vindo de qualquer sentido e manobrar lentamente o veículo;
  • Nunca utilize o celular enquanto dirige;
  • Nunca ingerir bebida alcoólica se for dirigir.

Pedestres:

  • Sempre atravesse a rua pelas faixas de pedestres, seguindo o fluxo e somente se o sinal estiver aberto para você, pedestre;
  • Sempre olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;
  • Ande sempre pela calçada e afastado da rua;
  • Evite caminhar ouvindo música com fones de ouvido, isso pode impedir que você escute a aproximação de um veículo;
  • Não deixe crianças andando sozinhas na rua, fique sempre de mãos dadas com elas durante todo o percurso;
  • Ao atravessar, mesmo que os veículos tenham dado preferência a você, atravesse com cuidado e veja se não tem motos no corredor.

No site do Maio Amarelo você encontra mais informações importantes sobre esse movimento. Veja abaixo o vídeo oficial da campanha de 2022:

Compatilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais para explorar

Transporte e Logística

Seguro de Cargas: Qual a importância no Transporte Rodoviário?

Já imaginou perder o valor de uma venda por causa de danos no transporte de suas mercadorias? Em uma situação dessa, o prejuízo pode ser decisivo para o funcionamento do seu negócio. Por isso, garantir a segurança durante o transporte de suas mercadorias é fundamental para a manutenção do sucesso financeiro e da reputação da sua empresa.

Conhecimentos Gerais

Maio Amarelo: O que é e como surgiu?

Uma iniciativa da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é um movimento que nasceu com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o elevado índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Siga-nos

Todos os direitos reservados - Lejet Transportes e Logística - 2020 ©